domingo, 15 de setembro de 2019

O que são os tão famigerados Direitos Humanos? E por que eu os grafei com iniciais maiúsculas? Trata-se portanto de assunto da mais suma importância. Pois trata- se de nossos direitos fundamentais.

Preliminarmente vamos definir quem é detentor de tais direitos. Direitos humanos ou direito dos manos? Como puerilmente rechaçam os opositores e detratores desses mesmos direitos.
Quem é o humano para os defensores dos direitos humanos? Infelizmente temos que levar em conta alguns movimentos históricos. Há que se falar em branquitude camuflada que é a verdade por trás da exploração histórica dos povos não europeus. Assim a branquitude eurocêntrica, baseada ns filosofia positivista, que considerava a supremacia branca como detentora da civilização. Os conceitos de darwinismo social. Onde o homem se torna predador do próprio homem.
Assim podemos distinguir os valores intrínsecos que trouxeram a baila o afã imperialista por detrás dessa fachada civilizante.
Direitos humanos são para todos os humanos? Existe algum fator universal que possa impor a consecução desses direitos de modo realmente global? Bem, para mim e uma forte corrente doutrinária a resposta será negativa.
Por quê? Por conta das diferenças culturais de cada povo.
Portanto, podemos dividir os humanos em dois grupos, de um lado o da branquitude e  os outros da outra parte.
Por que o mundo se consterna pelo holocausto nazista de judeus mas não trata da mesma forma que as outras vítimas como por exemplo o povo cigano, os homossexuais, os militantes de esquerda ou comunistas. Sem falar do holocausto dos povos negros e indígenas, fora os asiáticos.

O que dizer da branquitude? Qual sua origem?
Como dito anteriormente a gênese é a Europa. Da horda branca dos góticos e hunos. Doutrina oriunda tipicamente do norte.
Assim direitos humanos para o perfil que se enquadre nesses parâmetros. Pois como justificar o alarde e comoção como o caso do Jornal Hebdo, sendo que na semana subsequente houve um massacre de cerca de 2000 pessoas, perpetradas contra comunidades nigerianas. Mas não houve o alarde do outro caso ocorrido em solo francês.
A solução poderia ser o que se chama conhecimento provenientes do sul.
Abaixo da linha do Equador estão os chamados povos não alinhados, a janela 10/40 etc.
Do sul poderá e somente do sul teremos a sabedoria necessária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário