terça-feira, 25 de outubro de 2011

Violência Sexual








A violência sexual é uma das formas mais cruéis de violação do direito à dignidade, ao respeito e à liberdade da criança e do adolescente. Muitas vezes é praticada por membros da própria família. É por demais doloroso pensar que justamente aqueles/as que deveriam assumir maior responsabilidade, se preocupar  em assegurar a integridade física e moral dessas pessoinhas ainda em formação, em muitos casos, são os/as que mais descuidam, negligenciam e maltratam. É muito comum a figura do abusador ser, no caso das meninas, um pai, padrasto, irmão mais velho, um parente próximo qualquer, ou mesmo um vizinho. Pessoas que se aproveitando da inocência de menores incapazes de se defender sozinhas, violam a inocência, abusam da confiança e do poder a eles conferido de cuidar.

Quando o abusador é o pai ou o padrasto, torna-se ainda mais delicado o problema. Mais ainda  por existirem muita mães omissas, que preferem “sacrificar” uma filha, ou por medo das ameaças que são feitas, ou por  temerem as dificuldades que fatalmente surgem com a descoberta e revelação do abuso sexual.
Diante disso, a adolescente por sua vez, tem medo de que com a atitude de denunciar, o abusador seja punido. Aí surge outro sofrimento, a sensação de  “culpa”. Ou seja, de vítima, ela passa a se sentir a “culpada”.

Somente a orientação, o diálogo aberto entre os membros da família, a relação de confiança com informação e a correta educação sexual, poderão ser armas contra esse tipo de violência, pois propiciam à vítima perceber previamente, se defender ou revelar situações de abuso sexual, caso ocorram.
Kitah Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário