Segundo dados da pesquisa TIC Crianças 2010, divulgada ontem pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), cerca de 25% das crianças que acessam a Internet no Brasil já sentiram medo ou perigo no ambiente online. O estudo entrevistou 2.516 pessoas em todo o Brasil, fazendo perguntas diretas para as crianças, na faixa etária de 5 a 9 anos, e para seus pais. As entrevistas foram feitas entre setembro e novembro de 2010.
O levantamento identificou que 12% das crianças declararam já ter conhecido alguém pela internet e 6% já foram alvos de brincadeiras ou piadas na rede, comportamento também conhecido como cyberbullying.
Quanto ao fato dos pais atuarem como mediadores no uso da internet pelas crianças, a maioria delas utiliza a rede sozinha: 40% dos entrevistados afirmaram navegar sem a presença de parentes ou professores. As mães são as maiores companheiras dos filhos (35%), seguidas de outros parentes (29%).
A pesquisa revela também que a preocupação dos pais é maior com meninas. Um quarto dos adultos entrevistados, que têm o hábito de acompanhar seus filhos na Internet, procura visitar o histórico dos sites acessados por suas filhas. Em comparação, os meninos são monitorados por apenas 15% dos pais.
Independente se você tem um menino ou menina, mantenha sempre uma postura de diálogo aberto com seu filho(a), este é sempre o melhor caminho para evitar aborrecimentos futuros.